Prefeitura Municipal recebe 5000 mil mudas de banana da SEAF/MT para distribuir à Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos

Por Secretaria de Agricultura

No dia 25 março de 2022, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), recebeu 5000 mil mudas de in vitro do Programa Mato Grosso Produtivo Banana para beneficiar a Agricultura Familiar do município.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, a solicitação das mudas in vitro de Banana junto à SEAF/MT objetiva aumentar a área do cultivo dessa cultura no município, com diferentes variedades, possibilitando o abastecimento do mercado local e o aumento da renda dos agricultores familiares do município”.

A solicitação das mudas ocorreu no mês de janeiro de 2022, por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT). Do total de 10 mil mudas in vitro de banana da variedade Maça, Terra e Nanica requerida, foram entregues 5000 mudas, sendo 700 mudas da variedade maçã e 4300 da terra já prontas para o plantio direto no campo.

As mudas adquiridas foram entregues por técnicos da SEAF/MT, após assinatura de termos de responsabilidade no Centro de Distribuição da Agricultura Familiar, localizado no município de Várzea Grande-MT. O transporte das mudas para São José dos Quatro Marcos, foi realizado com veículos próprios, e um veículo utilitário e com um caminhão caçamba.

A SEFAICO iniciará o processo de cadastramento dos agricultores familiares interessados poderá ser feito sede da secretaria ou por meio de contato telefônico e mensagem por WhatsApp pelo número (65) 9 99803-8145 ou pelo E-mail: agricultira@saojosedosquatromarcos.mt.gov.br

O programa ‘MT Produtivo Banana’, realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF/MT), visa expandir a área do cultivo de Banana no Mato Grosso, formar pomares mais produtivos e resistentes a pragas, e assim alavancar a produção do estado e aumentar a renda aos produtores rurais da Agricultura Familiar. Os investimentos previstos somam R$ 1,5 milhão para a aquisição das mudas in vitro.